O prazer de escrever histórias de vidas exemplares

Uma biografia é uma história de uma vida. É um acervo de experiências que serve, sobretudo, o propósito de exemplo. Mais do que manifestação de homenagem (ou denúncia), é um gesto de transmissão de algo exemplar. Regra geral, e ainda bem, positivo.

Para muitos (e ainda bem) uma vida preenchida e marcante passa também por ter sido, ou  por ser, exemplar: Uma referência para a posteridade, um modelo cívico, empreendedor, ético, na inovação, na criação, uma referência que os vindouros possam apreciar como boa, inspiradora e única. Mas pela negativa ou pela positiva, a biografia é sempre a literatura do exemplo por excelência. É nesse sentido que são também valiosas as biografias de ditadores ou criminosos. Para que o futuro conheça exemplos de ignomínia, de caminhos a evitar, da dualidade da natureza humana. De todo o modo, lições.

E aqui na Companhia da Palavra, casa de “optimistas preocupados”, para usar a expressão feliz do advogado José Miguel Júdice, gostamos mais de dar bons exemplos e de mostrar caminhos a tomar. Por isso preferimos escrever acerca de gente que deixa este mundo melhor do que estava quando a ele chegou. Gente, como se diz, marcante. Cuja história de vida seja também ela uma lição positiva, motivadora ou luminosa. Gente exemplar. Não naturalmente no sentido de imaculada, venha a nós a imperfeição, mas gente que superou a mediania e se destacou. Na sua comunidade, na sua família, na sua profissão, na sua associação, no seu pensamento, no seu comportamento, na sua arte, fosse o que fosse, fosse apenas numa dessas vivências, gente que mostrou, por exemplo, ter a capacidade de ver mais longe. Seja como for, cada vida é uma história. Mas quando a vida foi particularmente rica, é um prazer escreve-la. Pelas histórias e pela História.

Como está visto, temos a paixão das memórias, fazemos biografias e gostamos – ou notas biográficas, mais ou menos desenvolvidas, conforme a necessidade do cliente. Entre outras coisas escritas, escrevemos histórias de vidas. Encomende a sua (historia) na nossa Companhia.

Advertisements